Cuide do seu COURO CABELUDO!

Hidratação e tratamentos capilares em geral são ótimos para os fios, os deixam macios, sedosos e bonitos, porém, estes cuidados devem se estender ao couro cabeludo, pois caso você não cuide do mesmo, pode comprometer a saúde dos fios e todo o seu esforço vai por “água abaixo”.

Nosso couro cabeludo é uma região bem vascularizada, desta forma deve estar sempre limpa. Se os cuidados são regulares, a gordura produzida se distribui sobre a fibra capilar e deixa os cabelos sedosos e brilhantes na medida certa. Quando os cuidados não acontecem, a região fica oleosa em excesso, propicia a queda dos fios, causa coceira, ressecamento, inflamação e descamação.

Um dos problemas de couro cabeludo mais comum é a Caspa (Dermatite Seborreica), doença que pode ter várias causas como estresse, disfunções nas glândulas sebáceas, umidade, fungos e frio intenso.

Além da Caspa os tratamentos químicos também “detonam” a saúde do couro cabeludo. Cuidado com a frequência em que descolore os cabelos, faz tinturas, progressivas e relaxamentos, mas também atente para o excesso de cuidado, pois ao usar muitos produtos como cremes e pomadas por exemplo, se não removidos adequadamente, podem causar o entupimento do bulbo capilar.

 

Tudo em excesso faz mal!

 

Aqui vão algumas dicas para cuidar do couro cabeludo e ter cabelos saudáveis e bonitos:

 

  1. Faça esfoliação. Com produtos para este fim e que não agridem a pele. Ela remove bem a sujeira, os fios mortos e fortalece a raiz dos que ficam.

 

  1. Massageie o couro cabeludo. Sempre que aplicar algum produto massageie suavemente com as pontas dos dedos fazendo movimentos circulares. Isto ativará os vasos sanguíneos melhorando a circulação local. Como consequência, fios mais fortes e saudáveis.

 

  1. Utilize água fria ou morna. A água muito quente agride a pele, resseca os fios e os faz quebrar. A águia fria os deixa maleáveis e brilhantes.

 

  1. Aplique protetor térmico. Cuidar com o calor excessivo é fundamental. Ao secar os fios, fazer “chapinha” ou ir a praia aplique um “filtro solar para cabelo”, além de usar chapéus e bonés.

 

  1. Seque os cabelos antes de deitar. Cabelos molhados ajudam a proliferar fungos, caspas e até inflamações mais sérias. Sempre seque os fios antes de deitar ou prender os cabelos.

 

  1. Alimente-se bem. Alimentação rica em proteínas e nutrientes é fundamental para a saúde do couro cabeludo, seus fios e sua pele. Para tudo na verdade!

 

Na próxima semana inauguraremos nosso Centro de Tricologia com a mais avançada tecnologia em tratamentos capilares, o Bulge Hair Restoration. Tecnologia que une análise, diagnóstico e tratamento numa única máquina.

Acompanhe-nos online e fique por dentro de tudo!

Cuide de você, e caso precise de ajuda, estamos às ordens! ; )

 

Até a próxima!

 

Siga-nos nas redes sociais!

Facebook – Azulay E Zanella Dermatologia

Instagram – @clinicaazulayezanella

@dr.vitorazulay – Dr. Vitor Azulay – Dermatologista | CRM SC 17494 RQE 9540