BRONZE e Verão

 

Chega o Verão, todo mundo vai para a praia e, logo em seguida, é dada a largada à temporada de fotos dos amigos que tomaram aquela “sapecada” do sol. 

É muito comum as pessoas se distraírem na praia e na piscina e esquecerem-se de repassar o protetor solar sempre que saem da água, isso acontece pois estão em um momento de lazer, conversando, bebendo, brincando, não vendo a hora passar, e acabam por deixar erroneamente a proteção solar de lado. E se tratando de pegar sol, não pode dar bobeira na hora de se proteger! O sol excessivo é extremamente danoso à saúde!

 As mulheres, em sua maioria, passam o verão todo em busca daquele “bronze” perfeito, mas não se dão conta de que o sol é uma agressão à pele e o bronzeado na verdade, é uma defesa do nosso organismo. Isso mesmo, defesa! Uma resposta da pele à agressão solar.

Nosso organismo possui células responsáveis pela produção do pigmento escuro da pele (melanócitos), popularmente chamado de melanina. Quando os raios ultravioletas do Sol atingem a pele, esses melanócitos são estimulados a produzir mais melanina, o que acarreta no bronzeamento.

Sol em excesso causa o envelhecimento precoce da pele. A pele fica com manchas, textura diferenciada e rugas. Quanto mais intensa for a exposição solar, maior será o risco de queimaduras e câncer de pele.

 

 

Você sabe qual tipo de pele é o seu?

 

São 6 os tipos de pele, sendo 1 para pele branca e 6 para pele negra. Quanto maior o número, maior a resistência da pele aos raios UV. Confira os fototipos abaixo:

 

  1. Branca: Sempre queima e não bronzeia;
  2. Branca: Sempre queima e bronzeia pouco;
  3. Branca a Morena: Queima pouco e bronzeia pouco;
  4. Morena Clara: Queima pouco e bronzeia;
  5. Morena Escura: Queima raramente e bronzeia muito;
  6. Negra: Nunca queima e bronzeia muito.

 

Os raios UVA são irradiados ao longo do dia, penetrando intensamente na pele. Os raios UVB são emitidos das 10h às 16h. Não penetram na pele com a mesma intensidade dos UVA, mas merecem atenção e cuidados também. 
Por conta disso os dermatologistas não recomendam exposição solar nesses horários.

Além disso, a indicação de protetor solar é de fator 30 (no mínimo), mas para saber qual é o mais indicado para o seu tipo de pele, o ideal é procurar um médico dermatologista que indicará o melhor produto para você.

 

 

Aprenda a aplicar corretamente o protetor solar:

 

Aproveite o sol com moderação.

Boa praia! ; )

 

Siga-nos nas redes sociais!

Facebook – Azulay E Zanella Dermatologia

Instagram – @clinicaazulayezanella | @centrocapilaraz

@dr.vitorazulay – Dr. Vitor Azulay – Dermatologista | CRM SC 17494 RQE 9540

@dra.milenazanella – Dra. Milena Zanella – Dermatologista | CRM SC 12586